2 de outubro de 2015

LETÍCIA CÂNDIDO RETORNA ÀS PISTAS DE MOUNTAIN BIKE

Boa tarde amigos, com muita alegria trazemos esta notícia: Letícia Cândido está de volta às competições de Mountain Bike.

Em uma conversa bem franca, a ciclista revela os motivos pelos quais a fez sumir das disputas, desanimar de seus treinos e ter pensamente de desistência perante os seus sonhos. Letícia, 24, atualmente está morando em Ouro Branco/MG. Ela vai contar-nos como foi esse período que ficou fora dos maiores eventos de MTB e sobre sua readaptação para o retorno à modalidade.

Hoje posso dizer que realmente estou de volta. Não foi fácil, tentei voltar três vezes ao esporte, mas não conseguia manter uma sequência de treinos adequada para disputar as competições de nível. Nessa fase, em que não conseguia treinar, continuei a pedalar, me divertindo como sempre e com o desejo de treinar. No entanto, não tinha forças e nem um objetivo. Havia deixado meus sonhos de lado e, cada vez mais, os via mais distantes da realidade. Isso me desanimava ainda mais. Pude contar com uma grande ajuda do meu amigo e treinador Henrique Martins. Me lembro de um dia em que em meio uma conversa ele me disse: "se mova! Olha como você está!" E eu chorei... e disse: "E você acha que estou gostando do jeito que estou?" e ele tinha a certeza que não, mas foi uma pausa de silêncio, não tínhamos o que dizer, mas tínhamos a certeza do que precisávamos fazer. 
Eu deveria me adequar a uma nova realidade, adaptar-me em uma outra cidade, longe de meus familiares, o que nunca é fácil. Estava me mudando para um apartamento onde moraria sozinha, tendo que arrumar tudo o mais rápido possível. Cada dia que passava para mim voava, e a sensação de estar perdendo tempo começou a tomar conta de mim. Henrique me deu uma semana, "arruma suas coisas, se organiza, você tem uma semana" disse ele. Depois voltamos a conversar, essa foi a última conversa que tivemos, eu e meu treinador, antes do retorno definitivo aos treinos.

No fim de abril de 2015, retornei aos treinos. E como foi duro, além de ter de seguir as sequências dos treinos tinha que trabalhar o meu psicológico, percebi que voltar a treinar é mais duro do que começar. Quando você sabe todas as dores que vai sentir, fica mais difícil. Confesso que não conseguia fazer todos os treinos, sentia muitas dores musculares, comecei a ter uma série de resfriados, sendo uma semana de treino e a outra para se recuperar das baixas. Mas as coisas foram se encaixando, comecei a me alimentar melhor, e após um certo período, já suportava as cargas de treinos. Participei de algumas provas em meio esse tempo (1ªEtapa do Circuito Cross Country em Barbacena, Bike Enduro de Mariana, Copa Intermunicipal em Ouro Branco, Taça Brasil de XCO em Goiânia, X Terra Mineração em Ouro Preto, Campeonato Mineiro de XCO, Desafio Brou Bruto, Ibitipoca Tripp Trail dentre outros). Percebi uma melhora real de rendimento durante esse período. Também pude contar com algumas parcerias que foram surgindo em meio esse tempo, o que me motivou ainda mais.

Tenho a certeza de que muitos atletas passaram por uma fase parecida com a minha e muitos até desistiram. Outros saíram mais fortes!

A conclusão de que tirei de tudo isso foi uma grande experiência, da qual não quero que se repita. Não me encontro na melhor fase, mas digo com a real certeza que "ESTOU DE VOLTA". Tenho muito que aprender para conquistar meus sonhos, dentro do esporte que amo. Mas estou determinada a lutar por eles!


Agradeço ao apoio da OCE (treine.net), que sempre acreditou no meu trabalho e esteve comigo durante todo esse período, ao Henrique que lutou para este retorno e ao Mark (Bike Podium), meu noivo, amigo e companheiro, que esteve sempre ao meu lado.



O próximo desafio será a CIMTB em Congonhas-MG. Uma prova no formato maratona, onde a atleta pretende surpreender a todos. 

Apoio: Bike Podium
Treinamento: Henrique Martins (OCE)

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário